segunda-feira, 23 de maio de 2011

Porque foi acertada a criação de um curso de Odontologia em Juazeiro do Norte - CE

Muitos motivos fizeram com que o MEC aprovasse o surgimento do curso de ODONTOLOGIA da Faculdade Leão Sampaio.
.
e apenas lembrando com nota CINCO - que é a nota máxima.
.
"Uma das razões dessa má distribuição é a concentração das faculdades de odontologia. O Sudeste concentra metade das instituições do tipo no país. O Nordeste, menos de 10%. Quando se analisam cursos de pós-graduação, a situação é ainda pior..." (Correio Braziliense apud CFO, 2009)
.

Existe a necessidade de uma distribuição mais uniforme dos cirurgiões-dentistas pelo território baiano, garantindo acesso aos serviços de saúde bucal para toda a população, o que poderia ser estimulado através de incentivos financeiros, que fomentassem a contratação pública e a interiorização das Faculdades. (Barros et al. 2009) O mesmo talvez devendo ser aplicado ao Ceará!
.
Dados recentes da Estratégia de Saúde da Família (março de 2008) apontam para a existência de 16,3 mil Equipes de Saúde Bucal. Portanto, para que as ações de saúde bucal fossem estendidas à população em geral, seria demandada a inserção de aproximadamente mais 46,7 mil novos cirurgiões-dentistas nesta estratégia. (Lucietto, Amâncio Filho & Oliveira, 2008).
.
Em acréscimo, considerando o pressuposto de que a Atenção Básica em Saúde pode apresentar uma resolutividade de 70 a 80% sobre os problemas de saúde da população, pode-se pensar que, no caso das ações e dos serviços odontológicos, faz-se necessário complementar o escopo da assistência para
a Atenção Especializada. Levando em conta este aspecto, seria necessário um acréscimo de, pelo menos, mais 20% do número de cirurgiões-dentistas demandados pela Atenção Básica. Assim, seriam demandados mais 16 mil profissionais para assegurar a continuidade da assistência na atenção especializada no SUS.
.

E embora "Tomando-se o indicador clássico preconizado pela OMS e amplamente utilizado pelas entidades de classe na Odontologia para aferir a situação do mercado de trabalho, fi cou evidente que o Brasil possui um contingente gigantesco de cirurgiões-dentistas atrelado a um grande número de faculdades. Sob esse ponto de vista , não seriam necessários mais cirurgiões-dentistas, mas, sim, deveria ocorrer uma melhor distribuição dos profi ssionais pelo território nacional, haja vista a concentração desigual destes nos diferentes
Estados e Regiões do país."
Sabe-se também que há uma concentraçaõ de 75% nas regiões Sul e Sudeste do País, e que não há uma expectativa de redistribuição.
;
Assim, a iniciatiava da Faculdade Leão Sampaio em oferecer este curso no sul do Ceará é acertada e vai ao encontro dos anseios da sociedade brasileira.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário