quarta-feira, 23 de março de 2011

Ei, tem célula tronco no dente? Tem sim, senhor. E não é apenas um tipo!

A caracterização das células tronco da polpa dentária é necessário porque tem se pensado em aplicar estas células para a odontologia regenerativa (e outras aplicações).
.
No estudo a seguir, os autores verificaram as células tronco da papila dentária humana possui as características ideais de comprimento de telômero, atividade de telomerase e da enzima transcriptase reversa, e que portanto podem servir para a medicina regenerativa.
.
Agora, eu fico perguntando se você entenderá este artigo da Odontologia se não estudar profundamente as diversas disciplinas do ciclo básico da Odontologia.
Assim, meu caro aluno, e minha querida aluna, nós que estamos contruindo este curso de Odontologia no Cariri, na Leão Sampaio. Fazendo história.
.
Nós que somos as primeiras turmas de Odontologia, neste primeiro ano da segunda década, deste novo século XXI. Nós é que devemos nos aprimorar na Histologia e Embriologia (do professor Daniel e do professor Pinheiro), na Informática (com o prof. Jefferson e o prof. Fernando), com a Bioquímica (com profa. Sheyla e o prof. Galberto), com a Anatomia (profa. Vanessa e prof. Flórido), com a O.S.P. (com o Prof. Francisco - O Avô do Tempo - Tutor de Deus) e com este palhaço que aqui escreve (com pernas que não se decidem para que lado seguir, tal Charles Chaplin).
.

Assim, habituem-se o quanto antes em ler artigos científicos e visitar páginas de divulgação científica.
.
O artigo é o seguinte:

Cell Transplant. 2011 Mar 8. [Epub ahead of print]

Comparative Analysis of Telomere Length, Telomerase and Reverse Transcriptase Activity in Human Dental Stem Cells.

Nenhum comentário:

Postar um comentário