quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O processo de replicação do DNA


Olá, colegas do curso de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio. Este vídeo apresenta o processo de duplicação (replicação) da dupla fita de DNA.
.
Neste vídeo é possível verificar que inicialmente a helicase (uma enzima) é responsável por abrir o DNA, e que
proteínas ligantes ao DNA estabilizam as fitas abertas.
.
Depois verifica-se que na fita contínua a DNApolimerase II é capaz de adicionar nucleotídeos na extremidade 3' (lembrar que se refere ao carbono 3 da desoxirribose). Assim, nesta fita, o DNA é continuamente sintetizado.
.
Porém, a partir deste ponto na furquilha de replicação, observa-se que na fita oposta, a extremidade livre disponível é a do carbono 5', e a enzima não é capaz de adicionar novos nucleotídeos nesta extremidade. O que ocorre é que, somente após uma porção suficientemente longa de DNA ter sido aberta, a enzima PRIMASE adiciona nucleotídeos formando um iniciador mas com nucleotídeos próprios de RNA.
.
A DNApolimerase agora, com a presença deste RNA iniciador pode adicionar novos nucleotídeos na extremidade 3' (que agora está disponível). E assim DNA complementar à fita DESCONTÍNUA é sintetizado.
.
Uma vez que este novo RNA+DNA é sintetizado em pequenos fragmentos à medida que a porção do DNA original fica disponível, então citamos os FRAGMENTOS DE OKAZAKY.
.
Quando estes fragmentos são alongados o suficiente para encontrar o DNA já produzido, então torna-se necessário a ação de outras enzimas. Uma delas irá remover a porção de RNA do fragmento de Okazaky produzido anteriormente, é a DNApolimeraseI, enquanto a LIGASE irá catalizar a ligação dos fragmentos de Okazaky.
.
ESTUDE. Aprenda. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário