quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Exercício e Asma e broncoconstricção

Os mecanismos subjacentes de Broncoconstricção induzida por exercício e Asma induzida por exercício são multifatoriais complexos.

Chan-Yeung et al, na década de 1970, identificou que a severidade da constricção da via aérea estava associada com nível de ventilação.

Na ventilação nasal normal, o ar inspirado é aquecido à temperatura corpórea e é completamente saturado com água no início das vias aéreas.

Ocorre um grande aumento no nível de ventilação durante exercício extenuante, e cavidade nasal é incapaz de condicionar todo o ar, que acaba chegando em vias mais distais disparando mudanças térmicas e osmóticas.

A perda de água na camada fluida periciliar das vias aéreas produz um ambiente hiperosmótico que pode estimular a degranulação dos mastócitos da mucosa pulmonar que liberam vários mediadores da inflamação, tais como histamina, leucotrienos, prostaglandinas, fator ativador de plaquetas e neuropeptídeos a partir de nervos sensitivos.

A liberação de mediadores estimula esparmos no músculo liso brônquico e, ocorre ainda um aumento da circulação sanguínea brônquica ocasionando congestão sanguínea nos capilares e gerando edema intersticial que intensificaria a obstrução.

Trecho do livro

Exercise-Induced Bronchoconstriction and Asthma.
Evidence Reports/Technology Assessments, No. 189.
Dryden DM, Spooner CH, Stickland MK, et al.

Disponível através do PUBMED.

Um comentário: